quarta-feira, 21 de novembro de 2012

NACIONALISMO E PATRIOTISMO



Em primeira instância vamos buscar o significado das duas palavras na sua raiz, buscando o significado gramatical de cada uma delas.

 NACIONALISMO
1. Preferência pelo que é próprio a nação à qual pertence.
2. Movimento social de indivíduos que tomam consciência de formar uma comunidade em virtude dos elos étnicos, lingüísticos, culturais, etc. que os unem. 
3. Teoria política que afirma a predominância do interesse nacional em relação aos interesses das classes e dos grupos que constituem a nação, ou ainda em relação às outras nações da comunidade internacional.

PATRIOTISMO
1. Amor à pátria.
2. Orgulho nacional; ufanismo.

Analisando estes dois termos e seus significados já podemos vislumbrar suas diferenças. Analisemos primeiro o termo “Patriotismo”, ele traz em si, a idéia de amor à pátria, orgulho nacional, ufanismo, que podemos entender como um sentimento de admiração e amor em relação a sua pátria e tudo aquilo que a simboliza. Portanto todo sujeito que possui esses atributos pode ser chamado de patriota. De uma forma geral, a maioria dos integrantes de uma determinada sociedade constituída possui esse sentimento. Podemos usar como exemplo, a alegria de poder ver nossos compatriotas vencendo torneios esportivos internacionais, sentimos como se estivéssemos junto ali no pódio, sentimos uma imensa satisfação nesse momento, uma emoção que explode no peito, um orgulho de ver nosso símbolo máximo tremulando nas mãos de nosso conterrâneo vencedor, de certa forma sentimos que partilhamos junto essa vitória, e também sentimos a derrota quando se apresenta em seu lugar, choramos e nos entristecemos, fazemos parte disso. No entanto podemos observar que de um modo geral, muitos dos indivíduos que se emocionam torcendo por seus ídolos no panorama esportivo, ao voltar a sua vida cotidiana, se esquecem totalmente de seu compromisso com a pátria, de seus deveres como cidadão e alguns muitas vezes chegam a criticar seu país e seu povo, desvalorizando o que é seu e atribuindo valores excessivos ao que é estrangeiro.
Dessa forma entendemos que ser patriota não é somente ter sentimentos em relação à pátria, também é ter consciência de seus deveres para com ela e se esforçar para lhe ser útil. É neste ponto que aparece o nacionalismo, podemos dizer que nacionalismo é a evolução ideológica do sentimento patriota, é a aplicação do patriotismo de forma objetiva na vida cotidiana. Analisemos agora o que os pontos explicativos do nacionalismo nos mostra. Em primeiro lugar diz que nacionalismo é a preferência pelo que é próprio a nação à qual pertence, ou seja, em ultima análise, podemos simplificar isso em ter  como preferência o que é nacional, o que faz parte de nossa terra, de nossa cultura, de nosso povo. De ter orgulho disso, e sempre preferir o que é nosso em relação ao que é estrangeiro. Neste contexto é interessante lembrar que ser nacionalista não significa necessariamente boicotar produtos estrangeiros em si, hoje vivemos num mundo globalizado, onde a rapidez e a facilidade de comunicação tornaram o mundo menor. De certa forma, precisamos estar trocando nossos produtos no mercado internacional, a sociedade humana vem fazendo esse tipo de transação desde tempos imemoriais, a história antiga nos conta que havia uma faixa de comercio internacional que ia desde a Europa até o extremo oriente num trecho conhecido como eurásia, e graças a esse contato e troca de experiência e mercadoria, a sociedade humana foi progredindo e evoluindo, toda a chamada civilização surgiu dessa troca de experiência, desse intercambio cultural. Por outro lado ser uma sociedade isolada do contato com o estrangeiro foi muito prejudicial para o desenvolvimento de certos povos, podemos observar que até hoje existem tribos isoladas que mantiveram sua cultura intacta prejudicando seu desenvolvimento e crescimento, pois continuam vivendo como na pré-história. Nossa própria nação foi constituída desta forma, somos herdeiros de uma miscigenação etno cultural, e nisso está nossa maior riqueza.  É certo que existem também as más influencias, os erros, e toda uma quantidade de coisas negativas que surgem, porém, ser nacionalista, é ter a consciência de cultivar valores, é saber distinguir o que pode ser prejudicial a nós e a nosso povo e o que é uma experiência positiva. 
Li recentemente um artigo em um blog que criticava nossa conduta, dizendo que se somos nacionalistas porque usamos botas e jaquetas importadas, e porque ouvimos bandas estrangeiras. Esse argumento me parece tão infantil quanto quem o publicou, pois é uma idiotice acreditar que nacionalismo significa usar somente o que é nacional, ou curtir somente o que é de nossa terra. É preciso ter consciência dos excessos e alienações para não cairmos no fanatismo, refletindo sobre este ponto, podemos dizer que comprando um produto importado, devidamente legalizado, estamos contribuindo com nosso país, pois todos os impostos e encargos já estão atribuídos no produto, dessa forma digamos que seria antinacional comprar um produto ilegal, um contrabando, um entorpecente, do que um produto importado, que possui todo o tramite legal. A idéia nacionalista não defende que devemos viver isolados, afinal somos uma comunidade de humanos dentro de um planeta, precisamos entender por esse ângulo, para crescermos civilizadamente em colaboração mutua.

 O segundo ponto diz que nacionalismo é um movimento social de indivíduos que tomam consciência de formar uma comunidade em virtude dos elos étnicos, lingüísticos, culturais, etc. que os unem. A partir deste ponto podemos citar nosso movimento e integrá-lo como exemplo prático deste ponto dissertativo. É sabido por todos que não foi este o objetivo inicial de nosso movimento, pois ele surgiu no cenário paulistano inserido na cultura de rua, das gangues punks existentes nos anos 80, mas logo no início, foi adotada a idéia patriota e conservadora por seus primeiros membros tornando assim o alicerce ideológico do movimento e de suas ramificações em todo o Brasil. Com o passar dos anos foi se estruturando num movimento nacionalista de grande expressão nacional, fonte de inspiração e divulgador das ideais nacionalistas, podemos dizer que sua grande contribuição nesta cena está em suas inúmeras músicas, que na maioria das vezes possui o nacionalismo e o patriotismo como tema central, e também na publicação de diversos fanzines em todo Brasil, esclarecendo e levando adiante o ideário nacionalista, influenciando assim, diretamente o ponto de vista e o comportamento de milhares de pessoas, ajudando inúmeros jovens brasileiros a ficar afastado das drogas e ter uma postura mais responsável e verdadeiramente patriota no seu contexto social.
O terceiro ponto mostra o nacionalismo como política que afirma a predominância do interesse nacional em relação aos interesses das classes e dos grupos que constituem a nação, ou ainda em relação às outras nações da comunidade internacional. Passaremos agora a analisar o nacionalismo como um ponto de vista político em si. Nenhuma pessoa que assume o nacionalismo pode se dizer apolítico, o termo apolítico está mais próximo ao anarquismo, portanto  ser apolítico é coisa de punk, não de careca, o careca por ser nacionalista, tem um ponto de vista político, e todo cidadão brasileiro tem o dever de entender um pouco de doutrinas políticas, suas bases e suas propostas, pois toda a nossa vida está permeada pela política, e fechar os olhos para isso e não possuir uma opnião a respeito do assunto se chama alienação.
A ideologia nacionalista política traz como objetivo primordial o interesse da nação como um todo em predominância ao interesse pessoal e individualista das classes que compõem uma nação. Ou seja, possui em si uma visão mais ampla de desenvolvimento nacional visando o crescimento econômico e o progresso do Estado de uma forma geral e bem distribuída, tendo em vista como objeto todo cidadão de uma forma geral, e não uma determinada classe específica. O nacionalismo político também leva em consideração este conceito de preferência nacional em relação a política internacional, ou seja, a valorização do que lhe é próprio, das coisas nacionais em todos os âmbitos, culturais, econômicos e sociais em relação ao que é estrangeiro.
Quanto a nossa postura como membros de um grande movimento nacionalista precisamos deixar claro alguns pontos. O movimento Carecas do Subúrbio tem suas próprias características que o distingue de todos outros movimentos skinheads do mundo. Os Carecas do Subúrbio são os únicos no mundo a defender uma ideologia nacionalista e conservadora, por isso preferimos usar o termo carecas ao termo skinhead, pois skinhead pode ser várias coisas, existe grupos skinheads comunistas, fascistas, nazistas, liberais, existe skinheads drogados, homossexuais, e de toda sorte de adjetivos, e sobressaindo a tudo isto existe os Carecas do Subúrbio, que são os únicos no mundo inteiro.  Isso é ser nacionalista, ser nacionalista não é alimentar repulsa pelo que é estrangeiro, é utilizar modelos estrangeiros e moldá-los a nossa cultura, melhorando e aprimorando. Por esse motivo, em nossa postura visual, devemos dar preferência aos nossos símbolos, aos símbolos que engrandecem o nosso movimento, devemos dar preferência a denominação careca que a skinhead, usar a bandeira do Brasil, preferir nossas bandas, divulgar nossas bandas, ouvir nossas musicas. E mais importante que a postura visual é a postura de caráter, a conduta pessoal, que deve ser alimentada no nosso dia a dia. Ser nacionalista não é apenas usar visual, carregar uma bandeira no peito, e participar esporadicamente de um grupo, ser nacionalista é viver isso no seu dia a dia, lutar cada dia para melhorar, para se aperfeiçoar, e ser fiel ao seu pensamento, a sua ideologia, a sua pátria. O lema de nossa bandeira e de nossa nação é “Ordem e Progresso”, e este deve ser o lema máximo de todo nacionalista brasileiro, devemos trazer o significado dessas máximas para nossa vida.  Antes de tentar mudar o mundo precisamos mudar a nós mesmos, sendo fiel aos nossos valores, vivendo uma vida exemplar, para impactar o mundo com atitude e exemplo ao invés de palavras.