quarta-feira, 21 de novembro de 2012

FESTIVAIS

O movimento Carecas do Subúrbio é um movimento cultural com sua própria identidade, não é um modismo, um estilo ou uma preferência é acima de tudo uma cultura, um modo de vida. Desde o festival punk de 1982 "O começo do fim do mundo", este modo de vida começou a ser cantado, pela primeira vez com a banda neuróticos nesse festival. Desde então até os dias de hoje, inúmeras bandas surgiram em todo o Brasil e espalharam o modo de vida dos Carecas. As bandas carecas são principalmente um veículo de divulgação e seus integrantes lutam a duras penas para manter as bandas, pois não recebem nenhum apoio financeiro e a manutenção corre por conta  deles mesmos num forte espírito de comprometimento com o seu ideal de vida. Para prestigiar as bandas e confraternizar com todos do movimento, inúmeros festivais foram realizados no Brasil organizado pelos próprios carecas, pois o movimento não recebe ajuda nem apoio de nenhum orgão ou organização, tudo é feito com a colaboração e comprometimento dos próprios membros do movimento. Dentre esses festivais o mais importante é o Dezembro Oi, encontro anual de todos os carecas do Brasil.

"Vamos para rua
juntar nossa turma
careca careca!

mostrar para todos 
nosso grito de guerra
careca careca!

não gostamos de racismo
não gostamos de facismo
careca careca!"
(banda neuróticos - O começo do fim do mundo)













z
















DEZEMBRO OI

A origem do Dezembro Oi! está em Santos - SP, onde, desde 1984, o camarada Genivaldo promovia o “Dezembro Negro: encontro pela união e conscientização do movimento”. Na época, muitos acreditavam ser possível uma verdadeira união entre punks do Brasil, coisa que com o passar do tempo foi ficando cada vez mais difícil.
Estes encontros em Santos foram muito importantes para a carecada que se tornou respeitada pelas outras gangues, até o ponto em que o movimento punk ficou pequeno para os Carecas, que resolveram construir o seu próprio movimento desde o alicerce, contando com adesão de muitos punks desiludidos com suas ex-gangues que acabavam se auto-destruindo.
A parti de 1988, o Dezembro Negro foi transferido para a capital, com os Carecas assumindo a organização. Neste ano os Carecas já contavam com 500 participantes só em São Paulo e começaram a se espalhar pelo interior e outros estados. Durante os próximos anos ainda foram convidadas algumas bandas punks camaradas, porem em 1993, passa a denominar-se Dezembro Oi! e contar exclusivamente com bandas Carecas, no encontro histórico no Clube Boturussu, em Ermelino.
Finalmente chegamos ao Dezembro Oi! de 1994, o melhor de todos até hoje. Realizado em Diadema, contando com seis afinadíssimas bandas Oi! e autenticamente proletárias, mostrando toda energia do mais perseguido e alternativo movimento do século XX.

Foi também, infelizmente, o ultimo Dezembro que contou com a presença de nosso inesquecível camarada Marcelo Torres (Babuzinho), mas tenho certeza que onde ele estiver, estará torcendo para que o nosso movimento seja cada vez mais forte e unido.